O que fazer com irmãos murmuradores ou hipócritas? Os que apontam o erro alheio sem viver o que pregam

PUBLICIDADE

 

A murmuração possui a habilidade de nos enfrentar e de fazer com que o homem veja o seu próximo como inimigo. Onde há a presença de murmuração, há a possibilidade de haver conflitos, dentre outras consequências, como a divisão da igreja, como aconteceu no primeiro século entre gregos e hebreus.

PUBLICIDADE

Mesmo nos dias de hoje, vivemos ao redor de irmãos que cometem o murmúrio ou a hipocrisia, infelizmente. Este tipo de irmão não é realmente um crente, pois para Deus o ato de falar mal de alguém se trata de um delito grave.

Este tipo de gente, que infelizmente está entre nós, também costuma apontar o erro de outras pessoas, ignorando o fato de que também erra, e pior: Não vive aquilo que prega.

PUBLICIDADE

Quando percebemos este tipo de presença na nossa igreja ou em outro lugar de convívio, o que fazer?

Antes de oferecermos esta resposta, veja do que o murmúrio e a hipocrisia são capazes de fazer com as relações entre irmãos:

PUBLICIDADE

Destrói a amizade (Provérbios 16:28): Irmãos que conviviam juntos, que se amavam e apreciavam a partilhar a mútua companhia, se separam. Elas passam a demonstrar frieza e o clima é sempre de tensão.

Entorpece o trabalho da igreja (Números 12:15): A história da igreja mostra que a murmuração junto da hipocrisia impede o crescimento da obra do Senhor.

Irmãos que murmuram ou são hipócritas em relação ao que vivem e pregam, são capazes de dividir a igreja, rompendo as relações e amizades, levando irmãos a enfrentarem seus líderes.

PUBLICIDADE

Como lidar com a murmuração e a hipocrisia?

Para conseguirmos fazer com que o murmúrio chegue ao fim, devemos:

– Se dar conta que, quando escutamos os murmúrios de irmãos, nos tornamos seus cúmplices;

– Reconhecer que a murmuração e a hipocrisia interrompem a obra de Deus salmo 133:1, 3.;

– Entender que se aceita que ao murmurar daquele que tem a imagem de Deus, se está murmurando do próprio Deus;

– Reconhecer que é pecado;

– Reconhecer que a murmuração e a hipocrisia beneficiam apenas o diabo.

Resumindo: Os irmãos murmuradores ou hipócritas param quando não há quem os escute. Deus espera que analisemos nosso posicionamento diante dos irmãos, amigos, parentes e líderes; pois Ele requer um amor que zela a dignidade e nome do seu irmão.

Escrito por Raquel M.