O que Deus quis dizer quando disse: “Venha pelo amor, não pela dor”
Muito do que se prega nas igrejas e tido como verdade, não passa no crivo das Escrituras Sagradas. Alguns destes dizeres é a famosa frase: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”.
Para muitos fiéis, a interpretação desta frase está relacionada à ideia de que Deus busca salvar a todos nós através do amor. No entanto, se o homem não atender a este primeiro chamado, Ele o levará por situações complicadas, tais como doenças, acidentes e até mesmo empobrecimento; com o objetivo de salvá-lo.
Acontece que tal interpretação é completamente errônea e contrária ao ensinamento da Bíblia. A frase “venha pelo amor, não pela dor” tem como sentido a história de indivíduos que se confessaram a Cristo em seu leito de doença ou morte. Acontece que a dor não converte ninguém, somente o amor é capaz disso. Afinal, Deus é amor e não faz ninguém sofrer.
Muitas pessoas acreditam que todos devem seguir a Deus, mesmo que seja por meio da dor. Nós precisamos ter um entendimento de que a proposta de Deus é gratuita, e jamais uma ameaça. Os homens têm o livre arbítrio para aceitar ou não Deis em sua vida.
Às vezes, Ele nos permite a dor, mas a única finalidade desta provação é nos corrigir e amadurecer. Deus corrige a quem ama.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).
A dor pode nos levar a reconhecer sua transitoriedade da vida. Ela também pode destruir o orgulho daqueles que se vêm como autossuficientes. No entanto, a dor não acomete a todos.
“Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens remordiam a língua por causa da dor que sentiam e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras.” (16:10-11).
Diante do sofrimento e da dor, muitos se revoltam e abandonam a fé. Mas somente os fortes resistem e continuam ao lado dEle.