Primeiramente você precisa saber que; as duas coisas que mais ofendem a Deus são a ingratidão e a desobediência.
Nossa mente é bombardeada por milhares de informação por segundo, razão pela qual se deve filtrar tudo aquilo que não se está buscando ativamente se nos deixamos levar por esses pensamentos negativos, eles podem começar a dominar a nossa mente e a afetar nossas expectativas.
Começamos a esperar situações negativas e a criar o negativo em nossa vida. O resultado final é uma vida de experiências e resultados frustrantes e decepcionantes.
No entanto, podemos deter a tendência negativa natural de nossa mente por meio da reorientação à abundância e ao que é positivamente possível, concentrando-nos naquilo pelo que somos agradecidos.
Dessa forma, sentimo-nos muito melhor, sendo agradecidos inclusive quando as coisas não vão tão bem e quando surgem conflitos ou problemas.
Vamos aprender por que devemos ser gratos de modo a não ofendermos a Deus.
Razão 1: Ser grato torna você mais feliz e saudável
Você sabia que contar as bênçãos realmente aumenta sua saúde emocional?
Pesquisadores fizeram com que um grupo de alunos escrevesse todos os dias, por 20 minutos, a respeito de coisas pelas quais eram gratos, um segundo grupo, a respeito de coisas que os deixaram com raiva e um terceiro grupo a respeito de tópicos aleatórios, como a cor de seus sapatos. Adivinhe qual grupo estava mais feliz ao final da experiência? É claro que o grupo que escreveu coisas pelas quais eram gratos!
Ainda mais interessante é que aqueles que escreveram a respeito das coisas pelas quais eram gratos demonstraram menos chances de adoecer.
Razão 2: Ser grato o ajuda a ser mais abençoado
Existem muitas bênçãos que advêm de sermos gratos pelas coisas boas que apreciamos. Em Para o Vigor da Juventude, lemos: “Vivam com um espírito de gratidão e terão maior felicidade e satisfação na vida”
“Quanto mais frequentemente vemos as coisas a nossa volta — até mesmo as coisas lindas e maravilhosas —, mais elas se tornam invisíveis para nós.
É por isso que frequentemente não damos o devido valor à beleza deste mundo: as flores, as árvores, as nuvens, inclusive as pessoas que amamos. Por vermos as coisas tão frequentemente, vemo-nas cada vez menos”.
Você reparou o céu azul? As belas nuvens? As montanhas no horizonte? As muitas flores que não estão sem cor? Existem muitas coisas lindas pelas quais podemos ser gratos e, ao praticarmos a gratidão, nós as perceberemos cada vez mais.
Razão 3: Existem consequências tristes na ingratidão
Quando as pessoas não são gratas, elas tendem a reclamar, o que não é bom para ninguém.
Por exemplo, embora o Senhor tenha tirado os israelitas da escravidão e lhes dado o maná para comer, eles não demonstraram gratidão. Observe o que aconteceu: “E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Senhor; porque o Senhor ouviu-o, e a sua ira se acendeu” (Números 11:1). Então o Senhor ouve quando reclamamos e Ele não gosta disso.
Algo maravilhoso a respeito de ser grato é que isso está sob nosso controle. Podemos não conseguir entrar no time da escola ou ser eleitos como presidente do corpo estudantil. Talvez não sejamos convidados para sair nem sejamos os mais musculosos. Mas podemos controlar se vamos ou não ter uma atitude de gratidão.
Eu seria feliz se…
Algumas pessoas têm dificuldade em ser gratas pelo que possuem. Elas dizem: “Eu seria feliz só se eu tivesse: um carro novo, um iPod, um cabelo legal, etc.”
Como a garota que diz: “Eu seria feliz se tivesse 16 anos”. Então ela faz 16 e diz: “Vou ser feliz quando os garotos começarem a me convidar para sair”.
E então os rapazes começam a convidá-la para sair e, quando fica mais velha, ela diz: “Vou ser feliz quando tiver um namorado”. Então ela consegue um namorado e diz: “Vou ser feliz quando terminar com meu namorado”.
E assim vai. Se dissermos: “Vou ser feliz se…”, a felicidade pode nunca chegar.
Mas, quando somos gratos, convidamos a felicidade para vir imediatamente.
O desafio da gratidão
Sempre falamos a respeito de contar nossas bênçãos. Então, vamos lá!
Escreva uma lista de cem coisas pelas quais é grato. Algumas pessoas podem achar que é muita coisa. Se for o caso, tente isto:
– Anote o nome de dez pessoas vivas pelas quais é grato.
– Anote o nome de dez pessoas que já morreram pelas quais é grato.
– Anote dez habilidades físicas pelas quais você é grato.
– Escreva dez bens materiais pelos quais é grato.
– Indique dez coisas da natureza pelas quais é grato.
– Mencione dez coisas do dia de hoje pelas quais é grato.
– Anote o nome de dez lugares no mundo pelos quais é grato.
– Cite dez invenções modernas pelas quais é grato.
– Anote o nome de dez alimentos pelos quais é grato.
– Enumere dez coisas do evangelho pelas quais é grato.
Quando fazemos uma lista desse tipo, constatamos que uma lista de cem nem sequer começa a dar conta de todas as coisas que Deus nos concedeu. Entendeu?
Tente. Você verá que pode começar, pouco a pouco, a se sentir agradecido por todas as pequenas coisas que te acontecem.
Grandes bênçãos são prometidas aos que são gratos
O Senhor disse: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais” (D&C 78:19).
Sigamos o conselho de Paulo que disse: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).