Como agir com pessoas que não aceitam um “não” e te acusam de não ser cristão por não serem atendidas quando querem algo
Para muitas pessoas, a religião é uma questão muito delicada. Boa parte do público que não possui alguma crença ou fé são de jovens. Os jovens por sua própria natureza costumam fazer uma série de questionamentos sobre o mundo e a vida, e é nesta fase também que eles desenvolvem a rebeldia, e fazem uso de “ataques” a fim de esconder os quão vulneráveis eles são.
Quem geralmente mais sofre com este tipo de atitude do público jovem são seus próprios pais. No caso de pais cristãos, a situação pode se tornar um pouco mais delicada, pois a crença é uma das coisas da qual os jovens não possuem tanto entendimento (por isso a educação religiosa é importante desde cedo).
Sendo assim, muitos pais ou até mesmo outros fiéis cristãos não sabem lidar com pessoas que não sabem ouvir um “não”. Como proceder diante deste tipo de indivíduo – seja ele um jovem ou até mesmo alguém mais velho e descrente?
Como agir com as pessoas que não aceitam um “não”
Acima de tudo, o cristão deve manter a humildade e buscar resolver a situação da melhor maneira possível, com amor e paciência. Ambos os sentimentos são as palavra-chave para o modo como o cristão deve agir com estas pessoas, que além de não saberem aceitar o “não”, também costumar fazer acusações sobre a sua fé.
Esta acusação colocando em cheque a sua fé nada mais é do que um mecanismo de defesa (sim, defesa) que os jovens costumam usar, já que eles não possuem um real entendimento da religião. Já no caso de indivíduos mais velhos, isso se dá ao fato de que eles são descrentes e por não ter Deus em sua vida, não conseguem discernir a fé alheia, e por isso ironizam através de acusações quando aquilo que elas almejam não é atendido.
O papel do cristão para as pessoas que têm este comportamento é fazê-las entender que tudo tem o seu tempo. Deus não é um “gênio mágico” que dispõe das suas vontades assim que nós solicitamos. Tudo tem a sua hora, e é Ele quem decide.
Procure trazer alguns ensinamentos da Bíblia para estas pessoas, para que pouco a pouco a mente deles se clareiem e eles enfim possam aceitar a vida como ela é e a forma como o Senhor age conosco.