Mesmo nos dias de hoje, existem vários cristãos com dúvidas referentes ao trabalho e ao dia de sábado. Será que os cristãos podem trabalhar normalmente neste dia ou devem guardá-lo, conforme diz a Bíblia?
Esta dúvida é bastante comum, principalmente pelo fato de cada geração dizer uma coisa a respeito do cristão e o sábado. Se você chegou até este artigo, é porque você tem dúvidas quanto a isso. Aqui, nós trazemos a resposta definitiva para esta questão. Confira!
O que a Bíblia diz sobre o sábado?
De acordo com a Bíblia, os cristãos não são obrigados a guardar o dia de sábado, e sim devem seguir a “lei de Cristo”. A lei de Cristo por sua vez, não inclui nenhuma ordem sobre a guarda do último dia da semana.
Quando se deu início do costume de guardar o sábado?
Originária do hebraico, a palavra sábado tem como significado “descansar”. Na Bíblia, as primeiras ocorrências desta palavra estão relacionadas às ordens recebidas pela antiga nação de Israel. Na lista dos Dez Mandamentos, por exemplo, o quarto item diz:
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado de Jeová teu Deus. Nesse dia não farás obra alguma.”
Neste dia, nada poderia ser feito, como viagens e qualquer outra espécie de atividade.
Já no calendário judaico, havia outros dias da semana que eram chamados de sábado, como o sétimo e 5° ano.
Mas por que a lei de guardar o sábado não se aplica aos cristãos?
A lei de guardar o dia de sábado era obrigatória somente para os indivíduos que estavam sujeitos às demais regras transmitidas a eles por Moisés. Isso significa que Deus nunca esperou que as demais pessoas fizessem a guarda do sábado.
Após o sacrifício de Jesus Cristo, até mesmo o povo judeu foi liberto dos Des Mandamentos e de toda a Lei de Moisés. Desta forma, não há nenhum problema da população cristã trabalhar ou fazer quaisquer outras atividades no dia de sábado.