No último domingo (19), o vulcão em La Palma entrou em erupção. Esse é vulcão apontado como grande risco de provocar um tsunami no Brasil.
Desde que ele entrou em erupção, uma grande nuvem de cinzas e fumaça tomou conta do céu daquela região.
Um alerta amarelo que representava o risco de erupção do vulcão foi emitido na quinta-feira. Inclusive, foi dito que tal acontecimento poderia provocar estragos no Brasil. Entretanto, os especialistas consideraram o risco dessa catástrofe ser algo remoto e não seria motivo de preocupação.
De fato, embora o vulcão tenha entrado em erupção, o risco continua remoto, porém, os especialistas permanecem em alerta.
Moradores enfermos e alguns animais nativos da região foram retirados do local antes da erupção começar. Os cientistas registraram terremotos em série com magnitude de 3,8. Essas informações foram publicadas pelo G1 e são do Instituto Geográfico Nacional Espanhol.
Foi emitido um alerta pelo governo local pedindo que os moradores permaneçam longa das estradas e da área daquela região. A nota ainda reforça que é necessário que os moradores tenham cautela ao máximo.
No total, aproximadamente 300 pessoas foram retiradas de suas casas. Elas estão alojadas em um campo de futebol de El Paso. As autoridades pediram que a população realmente não se aproximem da área, pois ainda está acontecendo explosões no vulcão. Todas as aldeias vizinhas foram instruídas a procurar por um dos cinco abrigos.
Via: g1.globo.com