O câncer de ovário é um tipo de câncer dos órgãos reprodutores que afeta um ou ambos os ovários e geralmente ocorre mais tarde na vida. Às vezes é difícil de detectar, mas existem tratamentos disponíveis.
O que é câncer de ovário?
Os ovários são dois órgãos reprodutivos que armazenam óvulos e produzem estrogênio e outros hormônios. O câncer de ovário é um tipo de câncer dos órgãos reprodutivos, afetando um ou ambos os ovários. O câncer de ovário ocorre quando o DNA das células para de funcionar, criando células anormais que crescem de forma descontrolada e correta. Essas células cancerosas podem formar tumores e, se não tratadas, podem se espalhar para outras partes do corpo.
Quão comum é o câncer de ovário?
Cerca de 1 em 75 pessoas com ovário é diagnosticado com câncer de ovário em algum momento da vida. É um tipo de câncer que aparece mais tarde na vida, geralmente após a menopausa.
O câncer de ovário é muito sério, especialmente se não for detectado precocemente. O câncer de ovário é o quinto câncer mais mortal para mulheres cis. Cerca de 21.000 diagnósticos de câncer de ovário ocorrem a cada ano nos Estados Unidos, dos quais 14.000 casos terminam em morte pela doença.
Estou em risco de câncer de ovário? Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de câncer de ovário, por exemplo:
– Ter mais de 55 anos
– Ter um histórico familiar de câncer de mama, cólon ou ginecológico (incluindo câncer de ovário)
– Ter um histórico pessoal de câncer de mama
– Certas mutações em genes chamados BRCA1 e BRCA2
– Nunca ter tido um parto
-Ter um índice de massa corporal (IMC) maior que 30
– Infertilidade
– Endometriose
– Nunca tendo tomado a pílula
Via: uol.com.br