No discurso feito pelo Papa Francisco na ausência geral dessa quarta-feira (5), no vaticano, ele elogiou a adoção e paternidade e disse que lamenta que animais de estimação às vezes tomam o lugar dos filhos.
Ele afirmou em sua primeira audiência do ano que algumas pessoas têm um filho só, mas tem gatos e cães que ocupam o lugar, para ele é egoísmo. Ele também fez um pedido para que os processos de adoção fossem mais fáceis, para que o sonho de crianças que querem uma família e dos casais que desejam ter filhos possam se realizar.
Também disse que a negação da maternidade e da paternidade tira nossa humanidade. Ele criticou a queda de natalidade de muitos países ocidentais e o “inverno demográfico“, e convidou as pessoas a terem filhos.
Continuou insistindo que ter filho é sempre arriscado, seja adotado ou natural. Mas não ter é mais. Já no fim da audiência, ele assistiu a diversos espetáculos preparados por um circo com músicos, dançarinos, palhaços e malabaristas.
As falas do Papa Francisco ganharam grande repercussão nas redes sociais. Muitos internautas se posicionaram a favor do pontífice e defenderam suas afirmações. Por outro lado, muitas pessoas se mostraram descontentes com as críticas que o Papa direcionou às pessoas que decidiram ter animais ao invés de ter filhos.