A paralisia do sono poderia explicar relatos sobre ataques sobrenaturais, pois durante a paralisia do sono, as vítimas percebem com muita intensidade essa presença. Além disso, existem as sensações cinéticas como ser arrastados para fora da cama, balançar, voar ou cair.
Os episódios duram poucos segundos. A paralisia do sono é uma inabilidade temporária para realizar qualquer tipo de movimento voluntário, isso acontece durante o período de transição do sono e a vigília. Pode acontecer no momento do início do adormecer, ou na hora de acordar e é sempre acompanhada de uma grande angústia. Geralmente dura de um a três minutos, e aí a paralisia acaba espontaneamente. Também a paralisia desaparece automaticamente quando a pessoa é tocada ou sacudida.
A pessoa que está tendo uma paralisia do sono não pode se mover, mas é capaz de ver e escutar normalmente. Em alguns casos pode até emitir alguns sons. Já deu pra ver que um episódio de paralisia do sono é aterrorizante para quem sofre dessa doença e só de pensar que poderá ter um novo episódio a pessoa já fica angustiada e ansiosa.
Sintomas da paralisia do sono.
Os sintomas são vários, e a maioria deles horríveis para quem sofre dessa doença:
Alucinações visuais
Alucinações auditivas
Dificuldades respiratórias
Sensação de presenças malignas
Por que isso acontece?
A paralisia do sono está ligada a outros transtornos do sono como a apneia do sono e a narcolepsia. Mas ocorre de forma isolada quando a pessoa está passando por um forte estresse ou pressão.
No momento de ir dormir existem circuitos de neurônios que continuam muito excitados e aí ocorrem pesadelos e a pessoa acorda de repente. O organismo não reage porque está em fase REM, e por isso os músculos está sem tônus, daí o porquê a pessoa apesar de estar consciente não consegue se mover.