Idosa é movida por seu desejo de conhecer a Bíblia e aprende a ler

Hoje em dia já não é incomum pessoas mais velhas e até idosos em uma sala de aula, já que hoje em dia há mais oportunidades para essas pessoas poderem ter acesso à educação.

Normália de Souza dos Santos é uma aposentada , já com seus 71 anos de idade , mãe de sete filhos, natural de Contendas do Sincorá, na Bahia, a idosa provou que nunca é tarde demais para se aprender algo novo, e entrou em uma sala de aula apara aprender a ler. Atualmente a senhora mora em Curitiba e faz parte de uma turma da Educação Jovens e Adultos, o Eja. Sua turma é composta por 25 homens e mulheres com histórias semelhantes à sua.

Pensando em todos aqueles que não puderam concluir os estudos quando novos, seja por problemas familiares ou até por ter tido de trabalhar cedo, as secretarias de educação estaduais e municipais permitiram que essas pessoas pudessem terminar seus estudos.

O projeto Eja atua de forma presencial e também à distância, para aqueles que não tem a disponibilidade de estar na escola todos os dias, dessa forma, a pessoa pode ter acesso às apostilas e às aulas em sua própria casa, através de seu portal no computador.

PUBLICIDADE

O Eja permite que o aluno termine o ensino fundamental e médio, separando-os em módulos de seis meses por série. Sendo assim, em dois anos se conclui o fundamental e um ano e meio o ensino médio, sendo oito matérias no fundamental e 11 no médio.

A simpática senhora contou apenas com sua determinação e sua fé. Ela conta que só olhava com os olhos da fé, e hoje vê além, e ainda diz: ‘’Não perco mais ônibus por não saber ler’’.

Normália já possui uma fé e religião, e tinha o desejo de poder ler e entender a Bíblia, desejo esse que ela mesma conseguiu realizar com sua persistência. Hoje, aos 71 anos, Normália retornou aos estudos e já não possui as dificuldades de antes relacionadas à leitura.

PUBLICIDADE