Erupção na Guatemala; milhares de pessoas afetadas e dezenas de vítimas fatais!

PUBLICIDADE

Vulcão de Fogo, na Guatemala, conhecido como Volcán de Fuego no idioma original, ele fica a cerca de 16 quilômetros de distância de Antigua Guatemala, um dos destinos turísticos mais populares do país.

O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, teria gerado sua primeira erupção de 2018 em janeiro. Em setembro de 2012, ele provocou a última emergência por erupção no país, provocando a retirada de 10 mil habitantes localizados em povoados ao sul do mesmo.

PUBLICIDADE

Domingo 03, foi registrada a erupção mais violenta do Vulcão de Fogo em mais de um século, segundo as autoridades locais, o número de pessoas afetadas já passa de 1,7 milhão.

Catástrofe

De acordo com as informações divulgadas até o momento, a primeira erupção do Vulcão de Fogo ocorreu por volta do meio-dia, horário local, e foi seguida por uma segunda, pouco antes das 19hrs.

PUBLICIDADE

Durante todo o domingo, o vulcão liberou uma enorme quantidade de fluxo piroclástico — composto por lama, cinzas e gases quentes que viajam montanha abaixo em altas velocidades —, e hoje, segunda-feira, uma nova erupção foi registrada, assim como um tremor de terra no litoral.

Os habitantes que vivem em aldeias aos pés do vulcão foram os mais atingidos, evidentemente, uma vez que o material expelido cobriu os vilarejos, forçando a evacuação de mais de 3 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Além disso, o aeroporto internacional localizado na capital do país teve que ser fechado e o número de feridos passa de 300 — enquanto os mortos passam de 60, infelizmente a quantidade de desaparecidos e vítimas fatais deve aumentar nas próximas horas, pois muitos acabaram sendo deixados para trás durante as fugas das cinzas.

Das vítimas fatais apenas 13 foram identificados até o momento, já que muitos corpos foram completamente desfigurados e tiveram suas digitais afetadas pelo calor do fluxo piroclástico — cujas temperaturas chegaram a alcançar os 700 °C.

As autoridades estimam que as cinzas tenham alcançado mais de 4,5 mil metros de altitude e se espalhado por um raio de aproximadamente 14,5 quilômetros do vulcão, com quedas de quantidades menores de material sendo registradas a mais de 40 km de distância.

PUBLICIDADE

O Vulcão de Fogo mede pouco mais de 3,7 mil metros de altitude, está entre os mais ativos da América Latina e não se sabe se outras erupções vão ocorrer ou não nos próximos dias, mas a população segue em alerta e as autoridades guatemaltecas seguem com os trabalhos de busca de vítimas.

Você pode ver o vídeos da erupção a seguir:

Ainda não foi possível contabilizar o número de pedidos de resgate, mas cerca de 3,1 mil pessoas foram evacuadas.

 

Escrito por Redator