O Alecrim é uma planta muito aromática e se da bem nos climas tropical, temperado e mediterrâneo. Essa pequena erva, além de possuir um tempero excelente, possui um grande poder no corpo e na mente.
Elas possui tantos benefícios que nenhuma pessoa deveria dispensa-lá. Abaixo estarão cinco doenças que o Alecrim podia auxiliar na cura, de uma maneira natural!
1. Ansiedade
A erva tem a capacidade de deixar uma pessoa que possui uma mente muito agitada tranquila, além de garantir uma sensação revigorante. A única coisa que você precisa realizar é esfregar o Alecrim entre seus dedos e após fazer isso inalar o aroma.
2. Câncer
Essa erva possui poderosos antioxidantes que agem na proteção contra os radicais livres. Para as pessoas que não conhecem e não sabem, o alecrim possui os ácido chamado ácido rosmarínico, carnisol e ursólico, que são conhecidos por conter antioxidantes com grandes propriedades que combatem o câncer.
3. Asma
O Alecrim também possui propriedades que atuam como anti-inflamatórios e podem auxiliar em tratamentos para que alivie a asma, eczema, artrite dentre outras condições relacionadas a saúde.
4. Alzheimer
A erva faz com que o fluxo sanguíneo seja aumentado na cabeça e realiza a estimulação do sistema nervoso central. Além disso, o Alecrim é bastante conhecido por promover uma melhora na memória.
Outra informação muito importante: o alecrim também possui os compostos que agem impedindo a degradação da acetilcolina, que é o importante neurotransmissor que protege a memória e ajuda a prevenir doenças relacionadas a mesma.
5. Fadiga Adrenal
Essa planta também possui uma grande capacidade no combate a fadiga adrenal e o estresse, uma vez que deixa os hormônios calmo. E isso é muito importante, pois nos dias de hoje todas as pessoas vivem em estado de muita tensão e estresse.
Qual a maneira de preparar o alecrim para evitar as doenças?
Depois de ter lido todas essa informações, sem dúvidas você deve estar curioso para desfrutar de todos esses benefícios que o Alecrim propõe.
Alecrim Medicinal
Possui quatro maneiras:
– Óleo essencial
Diversas pessoas amam o cheiro bastante intenso do óleo de alecrim, e devido a isso fazem uso como um tratamento na aromaterapia.
Entretanto, quando a pessoa está grávida deve ser evitado.
– Chá
Além de ter um sabor muito gostoso, o Alecrim possui grandes virtudes terapêuticas.
Você precisa apenas colocar um pouco da erva em uma xícara de água quente por dez minutos. Caso você tenha em sua residência um bule de chá, você precisa apenas colocar a água fervente na erva e em seguida tomar.
É melhor que antes de fazer o chá, esmague alguma das folhas, para que possa ser obtido um sabor muito mais rico.
– Tempero
O alecrim também pode ser usado como um tempero, seja ele fresco ou seco, pode ser colocado em sopas, carnes e em muitos outros pratos.
– Álcool de alecrim
Neste caso existe uma preferência de ser feito com o alecrim fresco, assim que você acabar de colher. Até pode ser feito com a erva seca, entretanto o resultado será totalmente diferente e menos concentrado.
Para fazer o álcool, será preciso que coloque ramos da erva em um vidro e cobri-los com o álcool 70°, depois de ter feito isso será necessário que deixa descasando por duas semanas em um local escuro.
Conclusão: O alecrim é mágico! A erva ajuda na prevenção de doenças, da um gostinho a mais na comida, além disso pode também ser usado como óleo essencial ou até mesmo aromatizante para deixar a residência perfumada.