Confira os 10 nomes de menino mais fortes e mais vistos. Veja seus significados

A escolha do nome de um bebê nem sempre é fácil. Há pais que já escolhem o nome muito antes da gestação. Há pais que escolhem homenagear alguém da família. Porém, há aqueles que enfrentam muita dificuldade na hora da escolha.

O fato é que a escolha do nome de um filho exige responsábilidade e muito amor, pois o nome escolhido será o que o bebê leverá para o resto de sua vida. Vale ressaltar que o nome muitas vezes influencia nas características do bebê, um fato tanto quanto curioso.

Abaixo você irá conferir uma lista dos 10 nomes mais comuns de se ver e seus significados.

PUBLICIDADE

Miguel: Significa “quem é como Deus?”. Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. Este nome é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

Lucas: Significa “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso” ou “iluminado”. O nome Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer “da Lucânia, lucano”. O nome Loukanós vem da raiz lyke, luk ou luc, que originaram a palavra lux, que significa “luz”, por isso também é atribuído a Lucas o significado de “luminoso”.

Guilherme: Significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”. Guilherme tem origem no nome germânico Willahelm , composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer “vontade, desejo”, e helm, hilms, que quer dizer “proteção, capacete”. Significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”. Há estudiosos que atribuem outro significado possível para Guilherme, proveniente também do germânico. Significa “aquele que se encontra sob a proteção de Vili”, onde Vili seria um deus nórdico e germânico, irmão de Odin.

PUBLICIDADE

Gabriel: Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”. Gabriel tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte”, e el, que quer dizer “Deus”. O nome tem o significado “homem de Deus”, “homem forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”. É nome de um personagem da Bíblia citado diversas vezes, tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento. Apareceu para anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias. Em outra passagem, Gabriel apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento do seu filho João Batista. Por ter sido portador de boas novas, Gabriel é tido como um arcanjo, um tipo de anjo mensageiro e, por isso, também é tido como o “mensageiro de Deus”.

Enzo: Significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor” ou ainda, “natural de Laurento”. Enzo é possivelmente uma versão italiana antiga do nome alemão Heinz, que é um diminutivo de Heinrich (Henrique, em português). Heim significa “lar, casa”, rik, por sua vez, quer dizer “senhor, príncipe, poder” e juntos significam “senhor do lar”, “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

Arthur: Significa “pedra” ou “grande urso”. Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”. Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso”, e ur, que significa “grande”. A primeira teoria está relacionada com a lenda da espada retirada da pedra pelo Rei Arthur. Esse é um personagem que ficou conhecido através da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”.

PUBLICIDADE

Rafael: Significa “Deus curou” ou “curado por Deus”. O nome Rafael tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Significa “Deus curou” ou “curado por Deus”.

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”. O nome João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”. É um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos.

João possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo, por exemplo: Juan, em espanhol, Giovanni, em italiano, Sean, em irlandês.

Gustavo: Significa “protegido por Deus”, “pessoal dos godos” ou “convidado glorioso”. Gustavo tem origem no nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus, quer dizer “protegido por Deus”. Há autores que acreditam que Gustavo tenha vindo do nórdico antigo Gautstafr, formado pela união dos elementos Gautr, que quer dizer “Gótico”, e stafr, que quer dizer “pessoal”. Nesse sentido, significa “pessoal dos godos”. Também existe outra vertente que atribui sua origem como uma derivação do nome eslavo Gostislav, que é composto pelos termos gost, que significa “convidado”, e slav, que quer dizer “glória”. Dessa junção, resulta o significado “convidado glorioso”.

Pedro: Significa “pedra”, “rochedo”. Com origem no nome grego Pétros, este a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente “pedra, rochedo”. Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. Desde a Antiguidade é um dos nomes cristãos mais comuns e, em Portugal, apareceu pela primeira vez como Petrus, por volta do século IX.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE